Surpreendentemente, ter gelo em casa é um grande trunfo para diversas situações domésticas.

Neste artigo, recolhemos algumas das melhores formas de utilizar o gelo no seu dia-a-dia.
Dicas para utilizar o gelo
  1. Retirar pastilha elástica da roupa: uma das melhores formas de tirar este tipo de goma das roupas é com o auxílio de um cubo de gelo, para isso basta esfregá-lo do lado avesso do tecido. Nestes casos o gelo endurece e vai soltando a pastilha aos poucos. Para facilitar o processo utilize uma faca para raspar a goma. Tenha cuidado para não rasgar a peça de roupa;
  2. Tirar manchas: à semelhança da pastilha elástica, nos casos de manchas como as de vinho, chocolate ou café, o gelo é, também, um grande aliado para evitar que se estrague uma peça de roupa. Para isso, assim que acontecer a mancha, deve esfregá-la com um cubo de gelo. Faça isso de maneira lenta e usando uma toalha para secar a humidade excessiva. Este método é eficaz, pois ele retira as manchas sem alterar a textura do tecido, coisa que não é possível quando se utiliza água quente;
  3. Frigorífico na reserva: por algum motivo o seu frigorífico avariou? Não fique preocupado! Para gelar as bebidas pode usar o gelo dentro de algum recipiente cobrindo totalmente as garrafas ou latas. Adicionalmente, coloque cerca de 2 quilos de sal no recipiente, para fazer com que os cubos de gelo derretam mais lentamente.
Como usar o gelo para cuidados médicos com atletas
O gelo é perfeito para o controlo de processos inflamatórios, e, por isso, é muito utilizado por atletas no tratamento de diversos tipos de lesões.
O gelo, quando aplicado nalguma região do corpo, diminui a velocidade dos processos celulares, o que torna lenta a reação das células. Essa diminuição deve-se à propriedade anti-inflamatória do gelo. A aplicação do gelo, em locais de contusão muscular causa o resfriamento da região, o que altera e reduz a dor.
O gelo é tão benéfico para os atletas, que alguns realizam o chamado “banho de gelo”. Este é um processo em que se tem que ficar imerso numa banheira com gelo e água durante cerca de 15 minutos para aliviar as dores.
Como usar o gelo para manter a sua beleza
O gelo, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, é um grande aliado da beleza, contribuindo para a maximização da eficácia das suas rotinas:
  • Diminui a vermelhidão causada pelas borbulhas inflamadas;
  • Alivia as olheiras e bolsas na região dos olhos;
  • Fecha os poros abertos;
  • Pode ser usado como um primer alternativo na aplicação da maquilhagem;
  • Auxilia na depilação com lâmina;
  • Contribui para uma pele mais bonita e renovada.